Com o passar do tempo, os dentes podem escurecer em função do desgaste do esmalte e também pelo uso contínuo de bebidas escuras como café, refrigerantes, vinho tinto e alimentos em geral, pois possuem quantidade de corantes artificiais e naturais que fazem interferência na pigmentação natural dos dentes.
Também há pessoas que possuem dentes mais claros ou dentes mais escuros por condições genéticas. Determinados remédios e tabaco também podem influenciar no teor mais escuro dos dentes.
O clareamento dental pode ser feito no consultório ou em casa.
O clareamento dental feito no consultório: é mais rápido, onde se utiliza o gel clareador que remove a pigmentação deixando os dentes mais claros. É realizado em 2 sessões, com duração de 1 hora.
O clareamento dental feito em casa: método seguro e que começa com a moldagem dos dentes para a confecção da moldeira, que receberá o gel clareador. O paciente utiliza todo dia por 2 horas, até atingir o resultado desejado. É esperado que em um prazo de 15 dias, o paciente tenha um resultado satisfatório.
É indicado também o uso de cremes específicos que reduzem a sensibilidade dos dentes.
Lente de Contato Dental (Facetas de Porcelana)
É indicado para pacientes que possuem restaurações e colorações variadas nos dentes. São realizados pequenos desgastes para trocar a superfície e substituí-la por uma fina lâmina porcelana, devolvendo a estética natural dos dentes.